segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Solilóquio: Devaneios de um ator/personagem

Nesta quinta-feira, dia 29/10/2020, a partir das 19h30 realizaremos a leitura dramática do texto - em construção - Solilóquio: devaneios de um ator/personagem, com transmissão ao vivo pelo facebook @CiaEmbroglio.


FICHA TÉCNICA:


Dramaturgia e leitura: Gustavo Bieberbach
Assessoria dramatúrgica e de encenação: Mariana Corale
Produção e assistência de direção: Ricardo Goulart.


Ação apoiada pelo edital #SCulturaEmSuaCasa, da Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina.

SOBRE O PROJETO: O desenvolvimento do texto levará em conta dois estímulos principais: a infância do proponente e as reverberações junto ao personagem Iuri, interpretado também pelo proponente, relativo à peça "Ontem à noite caía o Sol", escrita por Mariana Corale. Esta peça foi produzida pela Cia. Embróglio em 2017, participando de alguns eventos como: Mostra Fringe - Festival de Teatro de Curitiba 2017, Projeto Memórias da Resistência (Cultura Viva/2017 e Edital Comunitário da cidade de Itajaí/SC) e do projeto Estação Cultural, idealizado pela FCC - Fundação Catarinense de Cultura.


Sinopse da peça Ontem à noite caía o sol: Ana mora com Iuri em um pequeno apartamento de uma cidade brasileira, no início dos anos 2000. Ela vive atrás de arquivos, impulsionada por um desejo de memória. Ana investiga o passado de sua mãe, militante política na ditadura brasileira. Iuri assiste à trajetória de Ana, mas não imagina que esses vestígios entrecruzam seu passado. Uma viagem inicia-se: a Transiberiana. Os personagens percorrem seus caminhos, seus sonhos e a história.
Na peça, há o enfoque da personagem Ana, principalmente relativo ao seu passado, enquanto o passado de Iuri não é passado a limpo. Enquanto Ana era filha de militante política nas ditadura, Iuri era neto de militares. Os dois moram junto e são namorados, porém não sabem um do passado do outro. Através de silêncios, excitações e ponderações o relacionamento se constrói.


Portanto, o objetivo desta leitura é dar mais indícios sobre o passado do personagem, suas implicações com o momento histórico em que ele nasceu e passou a infância (década de 80), confluindo com a perspectiva da experiência do proponente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário