segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sobre

A Cia. Embróglio nasceu em 2004 como APATOTADOTEATRO. A alteração de sua razão social ocorreu em 2013. Possui foco na pesquisa das diversas linguagens teatrais com foco na formação de público.



EQUIPE

Gustavo Bieberbach: Ator e produtor. Professor substituto do Curso de Teatro da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Doutorando e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2015, possui bacharelado em Artes Cênicas também pela UFSC (2013), com habilitação em atuação, direção, dramaturgia e performance, e em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) 2001. Participou de cursos de aperfeiçoamento com Cacá Corrêa (Cia. Stravaganza), Tiche Vianna (Grupo Barracão), Grupo LUME (Oficina Cortejo), Sassá Moretti (UFSC), John Mowat (Inglaterra), Lucio Herrera (UNAM/México), Teresa Pessenti (Fonoaudióloga e Bacharel em artes cênicas), entre outros. Trabalha como ator desde 2004, atuando em espetáuclos contemplados em diversos editais de apoio à Cultura, de Florianóplis do estado de Santa Catarina, além de espetáculo premiado para circulação nacional, e seleção em edital de Projetos Culturais (2016) que contemplou Memórias da Resistência.


Mariana Corale: atriz, bailarina e diretora de Teatro. É mestranda em Teatro, na linha de pesquisa Linguagens Cênicas: Corpo e Subjetividade, na Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). É formada em Arte: Crítica e Curadoria, pela PUC - São Paulo, latu-sensu, 2012. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003).
Principais trabalhos: A peça didática de Baden-baden sobre o acordo, Água desnuda (direção), O Rouxinol do Imperador, Casca!, e Ontem à noite caía o sol. De volta a Santa Catarina, em 2016, é convidada pela Cia. Embróglio a dirigir o espetáculo Maçã Podre, de Alejandro Robino. O texto denso tornou-se seu novo desafio. Com três atores, o espetáculo, após um longo período de imersão, estreia na Ilha de Santa Catarina.

Rafael Motta: É Iluminador, cenotécnico, técnico de luz e som. Trabalhou com as seguintes companhias: Cia Balagan, Pia Fraus, Maracujá Laboratório de Artes, Cia. da Tribo e Bonecas Quebradas (RJ). Principais trabalhos: Casca! e Ontem à noite caía o sol.

Ricardo Goulart: Ator. Doutorando Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), 2016, possui bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2013, com habilitação em atuação, direção, dramaturgia e performance. Possui cursos de aperfeiçoamento com diversos diretores de teatro, como Fernando Faria (UNILA), John Mowat (Inglaterra), Lucio Herrera (UNAM/México), Teresa Pessenti (Fonoaudióloga e Bacharel em artes cênicas), entre outros. Principais trabalhos como ator: A Ponte (2009), Em frente à frente Argentina (2009) e Diálogo em preto e branco para monólogo de Miguel (Contemplado com o 1º Edital de apoio à Cultura, do Fundo Municipal de Florianópolis/2012) e Paper Macbeth (Contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz 2012 - Circulação PR e SC e Edital Cultura 2014 – Circulação Salvador/BA).


COLABORADORES:


Bettina Berbigier: Gestora ambiental. Atualmente faz parte do Conselho Fiscal da entidade. 

Carol Boabaid: Arquiteta e Atriz. Uma das fundadoras da Cia e atualmente faz parte do Conselho Fiscal da entidade.  Principais trabalhos: O Despertar da Primavera, Lá no fundo do mar... e Sonho de uma noite de Verão (Espetáculo de encerramento Cênicas/UFSC 2011).

Eduardo Osorio: Ator e fundador do grupo de pesquisa teatral Boa Companhia - Campinas/SC. Formado pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas onde realizou seu mestrado e doutorou-se em 2010 com a tese O animal humano e o corpo cênico. Com a Boa Companhia realizou montagens de textos de Shakespeare, Brecht, Nelson Rodrigues entre outros, além de algumas adaptações de textos de Franz Kafka para o palco.
Os principais trabalhos com o grupo foram PRIMUS, Cartas do Paraíso e Projeto Circo K, este realizado em parceria com o grupo Matula Teatro. Ainda com o grupo Boa Companhia realizou diversas oficinas, produziu e organizou a mostra de teatro, dança e música VaudaVila. Participou de três coproduções internacionais: Arena03 - Erlangen/Alemanha - 2003; o Espaço Cultural Malaposta - Portugal/Lisboa_ 2007; Teatro Universidad Católica - Santiago de Chile/Chile_ 2011. Dividiu o palco e a direção do espetáculo Portela, patrão; Mário, motorista com Daves Otani. Trabalhou com os diretores João das Neves - Primeiras Histórias e As Polacas – flores do lodo, Marcelo Lazzaratto - Esperando Godot, Claudia Echenique - A falecida, Francisco Medeiros - Banho & Tosa e Rui Cortez - Projeto Karamázov.

Nara Temosko: Atriz e Assistente de produção da Companhia. Principais trabalhos: As bruxas de Cascaes (Cia. Vanguarda) e O Despertar da Primavera.

Valéria Binatti: Cinegrafista e Assistente de direção. Atualmente é uma das produtoras do Espaço Experimental Engenho do Zé. Principais trabalhos: Arquivo Franklin e Lá, no fundo do mar...(assistente de direção).

Têre Manfred: Atriz e artesã, atua na Assessoria de Produção dos bastidores, tanto camarim, bilheteria e platéia. Principais trabalhos: Quem planta colhe, O Despertar da Primavera e O Mistério da Luz do Bota.


Zeca Xavier: Ator e apresentador de TV. Atualmente é um dos produtores do Espaço Experimental Engenho do Zé. Principais trabalhos: Gota d'água (Grupo Armação) e Porcos com asas (Cia. La nave vá).



QUEM JÁ COLABOROU:



Cacá Corrêa (in memorian), Cleide Pessoa, Daniel Niles, Debora Reichman, Ênio Gracez do Espírito Santo, Fábio de Souza, Franklin Perciccote, Ilze Körting, Júlia Pinto, Marcos Reis, Maria Carolina Vieira, Moacir Popi, Neno Cardoso, Letícia Nascimento, Regina Zarling (in memorian), Rafael Popi, Rochele Alano e Rodolfo de Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário