quarta-feira, 17 de junho de 2009

ESPETÁCULOS

ESPETÁCULOS DA PRIMEIRA FASE (2004-2010)


LÁ, NO FUNDO DO MAR... (2010), a partir dos desenhos da Mitologia Marinha de Franklin Joaquim Cascaes. Concepção e direção Geral: Cacá Corrêa Assistência de direção e operação de luz: Valéria Binatti. Operação de som: Bárbara Germani e Zeac Xavier. Cenotécnico: Romeu Binatti. Assistência de Produção: Nara Temosko e Têre Manfred. Atores manipuladores: Carol Boabaid e Gustavo Bieberbach. Confecção de bonecos e adereços: Apatotadoteatro. Categoria: Livre para todas as idades. 

SINOPSE: O espetáculo "Lá, no fundo do mar..." propõe ao espectador um mergulho no universo marinho através das formas criadas pelo grupo, todas confeccionadas com materiais recicláveis. De roteiro simples, sem texto e de forte impacto visual, sugere, através da contemplação, uma reflexão sobre a relação homem / meio ambiente. Algumas formas animadas são inspiradas nos desenhos do artista plástico catarinense Franklin Cascaes. TEATRO DE ANIMAÇÃO, 45 MINUTOS. ESTRÉIA DO ESPETÁCULO: Dia 07 de agosto de 2010 no Teatro da UBRO – Florianópolis/SC.

Foto: Valéria Binatti e Zeca Xavier. 
HISTÓRICO: O Projeto "Lá, no fundo do mar..., foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura 2008/2009, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina, através da produtora Farsa Imagens & Atos. Dando continuidade à pesquisa do imaginário ilhéu a partir da obra de Franklin Cascaes, o espetáculo foi idealizado por Cacá Corrêa e Gustavo Bieberbach e depois incorporadas à equipe Carol Boabaid e Valéria Binatti. O processo de montagem que durou oito meses, inciando no verão escaldante de Florianópolis e finalizando no inverno gelado e úmido da velha Desterro, dentro de um engenho de farinha da Praia do Santinho. Após a realização de vinte e oito apresentações em Florianópolis, inclusive uma participação no 38º FENATA - Festival de Teatro de Ponta Grossa/PR, o espetáculo sofreu uma irreparável perda: o falecimento de seu grande idealizador Cacá Corrêa.  Com o fôlego que ainda lhe restava participou em 2011 do 5º FITA - Festival Internacional de Teatro de Animação, do cronograma de apresentações do SESC Prainha e da Maratona Cultural de Florianópolis.

Foto: Valéria Binatti e Zeca Xavier.

 

Espetáculo de Conclusão das Oficinas de Artes do Teatro de UBRO (2008) 
ARQUIVO FRANKLIN (2008), a partir de anotações de Franklin Joaquim Cascaes, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura Franklin Cascaes. Adaptação: Cacá Corrêa e Valéria Binatti. Direção geral: Cacá Corrêa. Assistência de direção: Valéria Binatti. Direção de Núcleos: Alexandre Dietrich, Fátima Guedes, Ive Luna, Mariana Coral e Simone Simon. Elenco: Addia Furtado; Adilson Buze; Alexandre Dietrich; Carol Boabaid; Eugênio Menegaz; Gustavo Bieberbach; Gustavo Vaccari; Juçara Mª Alves; Juliana Modro; Julyana N. Santos; Laura Cascaes; Lucas Peres; Luísa Juppe; Mariana Feil; Moema Juppe e Pedro Zacheu.Categoria: Adulto. ESTRÉIA DO ESPETÁCULO: Dia 11 de dezembro de 2008 no Teatro da UBRO – Florianópolis/SC;

Foto: Priscila Maeda.

Espetáculo de Conclusão das Oficinas produzidas pelo Grupo (2007) 
LISÍSTRATA – A greve do sexo (2007). Autor: Aristófanes. A partir de Oficina da Companhia realizada durante o ano de 2007. Adaptação: Apatotadoteatro. Direção: Cacá Corrêa. Elenco: Deva Medeiros, Gabi Kreusch, Gustavo Bieberbach, Ieda de Souza, Josy Ventura, Kall Pereira, Luisa Malta, Mariana Coral, Patrícia Araújo e Rodolfo de Carvalho. Categoria: Adulto.


ESTRÉIA DO ESPETÁCULO: Dia 09 de novembro de 2007 no Teatro da UBRO – Florianópolis/SC;


Foto: Priscila Maeda.


Foto: Priscila Maeda.

O ROUXINOL DO IMPERADOR (2007). Autor: Hans Christian Andersen. Adaptação e Direção: Cacá Corrêa. Elenco: Cacá Corrêa, Gustavo Bieberbach e Mariana Coral. Categoria: Infantil. 
SINOPSE: Ting Lin e Lam Pin são mandarins andarilhos que têm por missão levar aos quatro cantos do mundo uma fábula que se passa no distante Império da China. Nesta viagem, eles são acompanhados por seu mestre, que coordena a narrativa dos inquietos e arteiros chinesinhos para que a fábula não se modifique. Uma história sobre amizade, respeito e liberdade.
ESTRÉIA DO ESPETÁCULO: Dia 05 de maio de 2007 no Teatro da UBRO – Florianópolis/SC;

Foto: Priscila Maeda.
Foto: Priscila Maeda.


O MISTÉRIO DA LUZ DO BOTA (2006). Adaptação e Direção: Cacá Corrêa. Elenco: Cacá Corrêa, Gustavo Bieberbach, Mariana Coral, Rochele Alano e Têre Manfred. Categoria: Teatro de Animação Infantil. 

SINOPSE: O espetáculo narra as aventuras dos irmãos Iza e Toninho, e seus amigos Dudu, Natália e JP, crianças moradoras da Praia do Santinho (norte da ilha de Florianópolis) que precisam apresentar uma pesquisa sobre as lendas da “Ilha da Magia” para um trabalho escolar. Resolvem então pedir ajuda à sua avó, que lembra de uma “visagem” que chamavam de Luz do Bota, uma lenda com muitos mistérios. Baseado numa das Lendas da Ilha da Magia, nossa história é contada com muita música, beleza e alegria. ESTRÉIA DO ESPETÁCULO: Dia 22 de julho de 2006 no Teatro da UBRO – Florianópolis/SC;

Foto: Priscila Maeda.



Foto: Priscila Maeda.

O DESPERTAR DA PRIMAVERA (2005). Autor: Frank Wedekind. Adaptação: Apatotadoteatro. Direção: Cacá Corrêa. Elenco: Cacá Corrêa, Carol Boabaid, Cleide Pessoa, Daniel Niles, Deborah Reichmann, Fábio Sousa, Franklin Perciccote, Gustavo Bieberbach, Júlia Pinto, Letícia Nascimento, Luisa Malta, Marcos Reis, Maria Carolina Vieira, Nara Temosko, Neno Cardoso, Regina Zarling, Rochele Alano, Rodolfo de Carvalho e Têre Manfred. Categoria: Adulto.
ESTRÉIA DO ESPETÁCULO: Dia 15 de julho de 2005 no Teatro da UBRO – Florianópolis/SC;

Foto: Priscila Maeda.
Elenco Original do Espetáculo (2015): Foto de Priscila Maeda.
DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA (2004). Autor: Plínio Marcos. Direção: Cacá Corrêa. Elenco: Gustavo Bieberbach e Marcos Reis. Adulto.
 ESTRÉIA DO ESPETÁCULO: Dia 17 de novembro de 2004, no Teatro Casa da Armação – Florianópolis/SC;

Foto: João Ramos. 


O ESPANTALHO (Remontagem - 2004). Autor: Anton TcheKHov. Adaptação: Cacá Corrêa. Direção: Camilo de Lélis. Elenco: Cacá Corrêa. Categoria: Adulto. ESTRÉIA DO ESPETÁCULO: 1995, na Sala Carlos Carvalho - Porto Alegre/RS.

REMONTAGEM: Dia 06 de agosto de 2004, no Teatro da UBRO – Florianópolis/SC;


Foto: Priscila Maeda.

Um comentário: