Memórias da Resistência


Em sua última aparição na cena de Florianópolis e região, a Cia. Embróglio ainda aparecia com o seu nome inaugural: APATOTADOTEATRO. Criada em 2004, o grupo dedicava-se à pesquisa do teatro, formando jovens atores e permeando experimentações pelo universo infantil e teatro de animação, contando ainda neste período, com a presença e parceria do ator, cenógrafo e diretor Cacá Corrêa (1964-2010).
A partir desta trágica “cartada” do destino, outros caminhos se mostraram possíveis e os colaboradores da companhia iniciam intercâmbios com diversos projetos produzidos na região, participando de produções como o FITA e o Projeto GRIOT, além de colaborações com outros grupos florianopolitanos. A partir de 2013, a sede da associação, situada no norte da Ilha de Santa Catarina, inicia as atividades do Espaço Experimental Engenho do Zé, produzindo atividades contínuas até os dias atuais.
Em 2017, retornamos à cena, depois de cinco anos, com nossa primeira produção autoral, a remontagem do espetáculo “Ontem à noite caía o sol”, que realizou apresentações na Mostra FRINGE do Festival de Teatro de Curitiba. Agora apresentamos ao público o projeto “Memórias da resistência”, buscando potencializar o intercâmbio entre arte, educação e história.

O Projeto



Memórias da Resistência pretende realizar um encontro poético, teatral e histórico sobre memórias da resistência de militantes políticos na Ditadura em Santa Catarina. O evento será realizado em 10 instituições públicas da ilha de Santa Catarina. O projeto possui três focos, como alicerce para a sua metodologia de aplicação: a realização de um espetáculo teatral, a projeção de documentário e um bate-papo. As sessões pretendem aproximar os estudantes e comunidade em geral das memórias dos anos de Chumbo, nos âmbitos nacional e catarinense. Focamos na Operação Barriga Verde, que foi a principal operação repressora no período da Ditadura Militar brasileira em Santa Catarina, resultando na prisão de quarenta e duas pessoas em nosso estado.

As obras


Ontem à noite caía o sol


Foto: Leonardo Lima
A peça  conta a história de Ana, que mora com Iuri em um pequeno apartamento de uma cidade grande brasileira, no início dos anos 2000. Ela vive atrás de arquivos, impulsionada por um desejo de memória. Ana investiga o passado de sua mãe, militante política na ditadura brasileira.  Iuri assiste à trajetória de Ana, mas não imagina que esses vestígios entrecruzam seu passado. O espetáculo foi baseado na memória de um militante catarinense preso e torturado na operação Barriga Verde e em relatos do site: As mina da história. 

Dramaturgia: Mariana Corale / Orientação dramatúrgica: Maurício Arruda Mendonça / Atores: Gustavo Bieberbach e Mariana Corale / Criação e operação de luz: Rafael Motta / Operação de som e identidade visual: Ricardo Goulart / Trilha: Ricardo Bagge e Mariana Corale / Figurinos: Mariana Cesar / Fotos: Leonardo Lima / Produção: Cia Embróglio

O espetáculo foi escrito no núcleo de dramaturgia do SESI em Londrina (PR)

Vou-me embora protestando!


Foto: Reprodução
O documentário trata do movimento estudantil, no contexto florianopolitano da década de 70. Com dez minutos de duração, o curta exibe entrevistas com Gerônimo Wanderley Machado, líder de movimentos estudantis; Telma Piacentini, atuante nos movimentos feminista e artístico e outras figuras de destaque nas lutas sociais e políticas.

Concepção: Carolina Coral e Mariana Costa Lima / Edição e Vinheta: Alan Langdon / Câmera: Paulo Henrique

Documentário produzido com auxílio da UNISUL

Ficha técnica

Coordenação de gestão: Gustavo Bieberbach
Coordenação artística: Mariana Corale
Coordenação técnica: Rafael Motta
Identidade visual: Ricardo Goulart
Núcleo financeiro: Janaína Romão – RV Contabilidade
Núcleo de comunicação: Manu Pinheiro – Bossa Comunicação
Captação de imagens: Sérgio Vignes
Apoio logístico e operacional: Engenho do Zé, Nara Temosko e Têre Manfred.
Produção: Andrea Padilha
Realização: Cia. Embróglio


Projeto realizado com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina, da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário